segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Humilhante derrota para o Leinster, a maior de todas

Quando aos dois minutos da primeira etapa o melhor jogador da última partida (e desta também!), excelente chutador, acertou no poste esquerdo do H a cobrança, parecia que as coisas poderiam estar soprando a favor dos azuis da Inglaterra, o que não foi confirmado, já que no rebote do chute a bola fica com os irlandeses que na sequência da jogada converteram o try, tornando o que seria um simples 3 a 0 em um 7 a 0 em menos de 5 minutos de partida. Os azuis irlandeses começavam a mostrar que tudo que iria acontecer dali em diante seria a seu favor, logo, contra o Bath e seu jogo de erros.

Pra que fique bem claro logo de início, esta foi a pior derrota que o Bath Rugby já sofreu em toda e qualquer competição europeia, um "quase"-fiasco!

Tentando imprimir um jogo veloz, já que necessitava da vitória, procurando ter o mesmo estilo de jogo do adversário, o Bath conseguiu uma penalidade e descontou o jogo aos 7 minutos ainda, que logo foi aumentada para 10 a 3 com um drop goal monstruoso de Jonathan Sexton, pouco depois da linha de meio-campo. Quatro minutos depois novamente Olly Barkley converteu a penalidade para o Bath, deixando o placar equilibrado em 10 a 6 até os 24 minutos.

A partir da metade da primeira etapa o Leinster (mesmo em inferioridade numérica, já que seu capitão levou cartão amarelo aos 22 minutos, ficando 10 minutos fora) começou a converter em tries a sua superioridade de jogo, somando a velocidade dos irlandeses ao descontrole nos passes e nervosismo dos ingleses, os contra-ataques permitiram mais dois tries ao time de Dublin (aos 24 e aos 32) que fecharia estes primeiros 40 minutos com uma bela vantagem: 24 a 6.

Infelizmente a segunda etapa iniciou como foi toda a primeira etapa, saída de bola para o Bath Rugby, bola chutada na faixa lateral direita de defesa do Leinster, recuperada pelo pack que velozmente repôs a bola nas mãos do 9 irlandês e 30 segundos depois da bola ser chutada na saída de jogo, após velocíssima troca de passes em direção à lateral esquerda e arrancada espetacular de Luke Fitzgerald, lá estava ele na linha de try, começo do massacre!

Aos 10 teve outro e aos 16 mais um, todos convertidos pelo Man of The Match, camisa 10, iluminado, destruidor de ingleses, Jonathan Sexton, sendo que a esta altura o placar no AVIVA Stadium (lotado com 46.365 espectadores) já marcava 45 a 6, e ainda restava metade do segundo tempo para ser jogado.

Lembrando que aos 9 minutos da segunda etapa o fullback Sam Vesty tomava o cartão amarelo, logo depois, aos 14 o hooker da Seleção dos EUA, Chris Biller, também tomou o seu sin bin, deixando os ingleses com 13 homens em campo por intermináveis 5 minutos, tempo suficiente para o time ser destroçado!

Aos 22 minutos, ainda com 14 homens em campo, mas com 39 pontos de desvantagem, o All Black Stephen Donald consegue ultrapassar a defesa irlandesa e marca o primeiro try dele com a camisa dos Blue, Black & White, belo lance individual! Aos 34, Dave Attwood marca o segundo try da partida para o Bath, cravando a bola entre os postes após atravessar o H com seu corpanzil de 115kg, perfeito para ser um Segunda Linha de imensa qualidade. Com os dois chutes originados pelos tries sendo convertidso pelo sempre seguro Barkley, o placar então marcava 45 a 20 faltando pouco menos de 5 minutos para o apito final. Nada mais iria acontecer?!

Num jogo como estes até o último minuto é importante, para um time era consolidar uma grande vitória e para o outro era terminar mais próximo na pontuação ou deixar menos vergonhoso o placar final. Assim aos 38 minutos o Leinster abre mais 7 pontos de vantagem que seriam descontados aos 40 minutos pelo back reserva, cria da base do Bath Rugby, Ben Williams. o último lance da partida é o chute de conversão feito por Olly Barkley, dando números finais ao placar na inesquecível noite de Dublin: 52 a 27.

Veja aqui os dez tries da partida, e se decepcione, como nós, por este jogadores com este belo uniforme away do Bath ainda não terem podido comemorar uma única vitória nesta HCup 2011/12.

-----

O Bath permanece na terceira posição do Grupo 3, com 6 pontos [1v e 3d] e agora vai ao Sul da França enfrentar o Montpellier, último colocado da Grupo com a mesma pontuação, se sair vitorioso, se aproximará (ou ultrapassará) o Glasgow Warriors, segundo colocado com 10 pontos. Com 16 pontos o Leinster lidera com larga vantagem faltando duas rodadas para o término da fase de grupos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Heineken Cup 2011/12: Leinster x Bath Rugby - Onde ver?

O jogo pela quarta rodada da Heineken Cup 2011/12, pelo Grupo 3, entre Leinster Rugby (IRL) e Bath Rugby será transmitido ao vivo pela Sky Sports 1, às 16:00h (no horário brasileiro de verão) do dia 17, próximo sábado.
O jogo não será transmitido/reprisado por nenhum canal de TV brasileiro.

Imaginamos que o Bath Rugby possa repetir sua última visita à Dublin, quando naquela oportunidade, no jogo de abertura da HCup 2005-06, pelo Grupo 5, venceu pela diferença de 3 pontos (19 a 22), obtendo o único triunfo contra os dublinenses na HCup até então. A vitória [magra!] ajudou a equipe a se classificar às quartas-de-final e posteriormente à semifinal daquela temporada, última temporada de destaque da equipe de Somerset na principal Copa europeia.

Caso conquiste a vitória contra os atuais campeões, o Bath Rugby retorna à briga pelo menos para conquistar o segundo posto e ficar entre as oito melhores equipes que se classificarão para as quartas, e quem sabe repetir o grande feito de seis temporadas atrás. Quem sabe?!

Para ver como foi a temporada 2005/06 do Bath na HCup, (re)visite nossa primeira postagem.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Derrota amarga para os atuais campeões

Embora houvessemos previsto (esperávamos!!) uma vitória magra sobre o time de Jonathan Sexton (terceira postagem do dia 09 de dezembro no twitter.com/BathRugbyBrasil), uma derrota magra também era bem possível, ainda mais quando o abertura do time adversário tem uma tarde inspirada e o Bath Rugby mais uma vez tem uma tarde pouquíssimo inspirada, logo, com pouquíssimos pontos.

Após um início não muito avassalador, mas bastante positivo, parecendo que a sequência de derrotas iria acabar, marcando seis pontos em 35 minutos, sem tomar nenhum, os azuis, preto e branco levaram 12 pontos em sequência em quatro penalties muito bem convertidos pelo camisa 10 irlandês. Esta sequência foi iniciada no último lance do primeiro tempo, que terminou em 6-3 para os locais e terminou aos 22 minutos da etapa final, após uma penalidade ser marcada quando o Leinster já estava por ultrapassar a linha final e os árbitros após utilizarem o recurso da televisão não validando o try permitiram apenas os três pontos que foram convertidos por Sexton. Assim na metade do segundo tempo o jogo marcava 6-12 para o time de Dublin.

A reação esperada pelos torcedores veio após este tumultuado lance que deu a vantagem de seis pontos aos visitantes. Na saída de bola numa troca rápida de passes pelo flanco direito o Ponta (com tamanho de segunda linha!) da seleção inglesa Matt Banahan concluiu a linda jogada construída em equipe, marcando o try, êxtase no The Rec, ainda mais quando a conversão foi feita pelo ótimo chutador, voltando de lesão, Olly Barkley. Neste momento, faltando 14 minutos para o jogo acabar, o Bath estava à frente novamente no placar: 13-12.

Aos 33 minutos a alegria do time tricolor acaba quando Sexton novamente converte uma penalidade cometida pelo Sul-africano François Louw, que levaria o cartão amarelo na sequência. O último lance da partida, após o tempo regulamentar ser ultrapassado, é o símbolo do que ocorreu durante os pouco mais de 80 minutos: erro da defesa do Bath, penalidade marcada à favor do Leinster, convertida pelo camisa 10 Jonathan Sexton. Fim de jogo: 13-18.

Para finalizar, este jogo confirmou uma ideia: quem tem um ótimo chutador pode ganhar um jogo mesmo sem fazer um único try, mesmo sem dominar a partida, mesmo que o adversário faça tries, neste caso um, e mesmo estando no campo de um respeitável adversário. Basta ser eficiente nas oportunidades que se cria e eficiente em não permitir que o outro jogue! Simples assim!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Heineken Cup 2011/12: Bath Rugby x Leinster - Onde ver?

O jogo da terceira rodada da Heineken Cup 2011/12, pelo Grupo 3, entre Bath Rugby e Leinster Rugby (IRL) será transmitido ao vivo pela Sky Sports HD2, às 10:45h (no horário brasileiro de verão) do dia 11, próximo domingo.

O jogo não será reprisado por nenhum canal de TV brasileiro.